Processo Seletivo Simplificado do CIN Edital nº 091/DDP/2016

25/04/2016 12:06

Segue o conteúdo programático do Processo Seletivo Simplificado do CIN Edital nº 091/DDP/2016:

1. Pesquisa em Biblioteconomia. Fundamentos da ciência: divisão, métodos, leis e teorias. Métodos científicos e suas aplicações. Tipos e características principais da pesquisa científica. Classificação das pesquisas. Etapas de um projeto de pesquisa científica. Planejamento e desenvolvimento da pesquisa. Relatório da pesquisa. Divulgação científica.

2. Gestão arquivística de documentos eletrônicos: planejamento, implantação, procedimentos e operações técnicas. Legislação brasileira, Políticas, Procedimentos e Normas de documentos eletrônicos. FRBR. RDA. Gerenciador de Bases de Dados – CDS/ISIS.

3. Representação Temática.

4. Representação Descritiva.

5. Classificação Arquivística. Princípio da classificação. Contribuições Teoria do Conceito na construção de classificação arquivística. Aplicação do Código de Classificação de Documento de Arquivo (Conarq). Elaboração da Tabela de Temporalidade dentro das classes e subclasses. Elaboração de instrumento de classificação arquivista.

6. Comunicação científica. O ciclo da informação na pesquisa. Os canais da comunicação científica: formais e informais. Estudo das Fontes de Informação (via Bibliotecas, Bibliotecas Virtuais, Portais.

7. Gestão da Qualidade e Estratégica em Unidades de Informação.

8. Gestão da Informação e do Conhecimento.

9. Recuperação da Informação.

Informamos que a Comissão Examinadora e o cronograma serão publicados após o término das inscrições.

As disciplinas a serem ministradas serão afins ao conteúdo programático.

Formulário de inscrição

Edital nº 091/DDP/2016

Portaria Normativa nº 41/2013/GR