Programa de Desenvolvimento da Competência em Informação (PDCIn) na Biblioteca Pública do Estado de Santa Catarina (BPSC) – PDCIn-BPSC

09/04/2021 10:52

O Manifesto IFLA/UNESCO sobre Bibliotecas Públicas (1994) inicia afirmando que a liberdade, a prosperidade e o desenvolvimento da sociedade e dos indivíduos são valores humanos fundamentais que só serão atingidos quando os cidadãos estiverem na posse da informação que lhes permita exercer os seus direitos democráticos e ter um papel ativo na sociedade. Nesta perspectiva, as bibliotecas públicas tem um papel importantíssimo como sustento de uma sociedade democrática por serem espaços abertos e livres para acesso e uso de conteúdos e recursos informacionais.

Pensando nisto, iniciamos, no dia 07/04/2021, um marco tanto para a Ciência da Informação, como para os estudos sobre Competência em Informação no Brasil. Trata-se do Programa de Desenvolvimento da Competência em Informação (PDCIn) na Biblioteca Pública do Estado de Santa Catarina (BPSC) – PDCIn-BPSC. Pioneiro e inovador no Brasil e no mundo, e, planejado pela equipe do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Competência em Informação (GPCIn) e com um olhar voltado aos objetivos do planejamento estratégico no PGCIN e para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030. Os primeiros contatos no ano de 2019, resultaram no projeto iniciado no ano de 2020 e, com a pandemia, retomado agora 2021.

A capacitação iniciou em 07/04/2021, das 9-11horas, de modo remoto, mas com significativa participação. Direção e equipe da Biblioteca estiveram presentes, nesta que será uma atividade de 40 horas, com certificado. O curso ofertado via Moodle-UFSC e cadastrado no SIGPEX, prevê conteúdos teóricos e técnicos, mas principalmente a estruturação de um plano de ação do PDCIn, cujo documento será o produto final, escrito de modo compartilhado. A equipe, Dra. Elizete Vieira Vitorino (professora e pesquisadora – UFSC e coordenadora do Núcleo GPCIn), Daniela Fernanda Assis de Oliveira Spudeit  (doutoranda em Ciência da Informação – PGCIN/UFSC), Guilherme Goulart Righetto (doutorando em Ciência da Informação – PGCIN/UFSC), Eliane Pellegrini (doutoranda em Ciência da Informação – PGCIN/UFSC), Eliane Rodrigues Mota Orelo (doutoranda em Ciência da Informação – PGCIN/UFSC), Orlando Vieira de Castro Junior  (doutorando em Ciência da Informação – PGCIN/UFSC), Wilian Toneli da Silva (doutorando em Ciência da Informação – DINTER/PGCIN/UFSC) e Angélica de Souza Coimbra Franco (doutoranda em Ciência da Informação – DINTER/PGCIN/UFSC), com um trabalho colaborativo, orientará os cursistas a identificar as fragilidades no acesso e uso da informação pelo público da BPSC, além de identificar o perfil, as necessidades e interesses informacionais deste público. Há um projeto-piloto previsto para aplicação, bem como a avaliação, tanto da capacitação como do programa.