06/06/2022 09:12

O Prof. Dr. William Barbosa Vianna, Coordenador da Rede de Gestão da Informação e do Conhecimento (Rede GIC) e Professor do  Departamento de Ciência da Informação (CIN) fará a conferência principal na Abertura do Segundo Congreso de Ciencias de la Información del Mercosur (II CCIM) e Encuentro de Ciencias de la Información del Mercosur 2021-2022 (ECIM 21-22).

O evento ocorrerá de 08 a 10 de Junho na UNNE – A Universidade Nacional do Nordeste (Universidad Nacional del Nordeste, UNNE,  uma universidade pública da Argentina com sede nas cidades de Corrientes e Resistencia, Províncias de Corrientes e do Chaco respectivamente. Os participantes são alunos e docentes de Arquivologia, Biblioteconomia e Ciência da Informação da Argentina, Brasil, Bolívia, Paraguay, Chile, Peru e outros países da região. O evento é organizado pelo Departamento de Ciencias de la Información  da Facultad de Humanidades – FaHUM-UNNE.

A conferência intitulada  “Os impactos da transformação digital na Arquivologia, Biblioteconomia e Ciência da Informação  pós-SARS-COVID19” tem como objetivo identificar desafios e perspectivas estratégicas para sobrevida e crescimento de cursos tradicionais em contextos de transformação digital e interdisciplinaridade. Justifica-se pela situação econômica global de empobrecimento da população, avanço do negacionismo,  necessidade de empregabilidade e  outras respostas possíveis e viáveis que a ciência necessita oferecer para sociedade que a financia.

Além da conferencia de abertura o Prof. William Vianna ministrará de 11 a 15 de Junho um curso de extensão de 40 horas destinado a docentes da região, tendo em vista a interdisciplinaridade e sua articulação para atualização curricular dos cursos de Arquivologia, Biblioteconomia e Ciência da Informação. O curso intitulado “Transformação Digital e Atualização Curricular em Arquivologia, Biblioteconomia e Ciência da Informação” tem como ementa: Impactos   da Transformação   Digital   nos   Currículos   de   Ensino   Superior. Habilidades  e  Competências. Atualização  de  Componentes  Curriculares. Práticas Interdisciplinares em Arquivologia, Biblioteconomia e Ciência da Informação. E objetiva fomentar a reflexão, intercâmbio profissional e a prática de atualização curricular de natureza interdisciplinar entre os cursos superiores de Arquivologia, Biblioteconomia e Ciência da Informação.