Parceria entre Programa Cibercidadania – CIN/UFSC e Marista Lúcia Mayvorne forma jovens em tecnologia

04/12/2023 09:04

No último dia 23 de novembro, ocorreu na Escola Marista Social Lúcia Mayvorne, a formatura dos educandos que participaram de três cursos ofertados por docentes do departamento e por alunos e mentores da disciplina de Laboratório de Empreendimentos Sociais (LES) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Os cursos, realizados na escola ao longo do ano, foram: 1- Informática Básica e Mercado de Trabalho, 2 – Formação de Auxiliares de Proteção de Dados Pessoais (DPO) e 3 – Introdução à Programação. A solenidade de formatura, realizada às 19 horas, marcou o encerramento de um ciclo de aprendizagem para 42 jovens que participaram da formação oferecida pelo Departamento de Ciência da Informação (CIN – UFSC).

Essa formação é fruto de uma parceria entre a Escola Social Marista Lúcia Mayvorne e o Programa Cibercidadania do Departamento de Ciência da Informação da UFSC. Sob a coordenação do professor Marcelo Minghelli, o projeto conta com o apoio das professoras Nathalia Berger Werlang e Laís Machado Bezerra, responsáveis pela disciplina Laboratório de Empreendimentos Sociais (LES), com o envolvimento dos alunos da disciplina, além da participação fundamental dos mentores, incluindo Clarice Alexandra Rodrigues de Moraes, Fernando Randi e Jéssica Ribeiro, que apoiaram o desenvolvimento das atividades. No momento da formatura, estiveram presentes mentores e alunos da UFSC e as professoras Nathalia Berger Werlang e Laís Machado Bezerra para parabenizar os alunos pelo seu comprometimento.

Durante a cerimônia, a professora da disciplina Laboratório de Empreendimentos Sociais (LES), Nathalia Berger Werlang, expressou sua satisfação e gratidão em contribuir com a comunidade por meio de projetos de extensão. Ela destacou a riqueza da troca entre estudantes da UFSC e a escola, ressaltando que todos saem ganhando nessa parceria. Segundo a professora, essa relação proporciona aos alunos da UFSC a oportunidade de aplicar na prática o conhecimento adquirido em sala de aula ao longo dos anos, por meio da oferta de cursos e atividades na escola.

O depoimento da professora Werlang foi além, enfatizando a importância dessa colaboração para os educandos da Escola Social Marista Lúcia Mayvorne. Eles recebem conhecimento atualizado sobre temáticas cruciais, contribuindo significativamente para a formação e atuação profissional desses jovens. A professora expressou seus agradecimentos e parabenizou todos os alunos, mentores e professores da UFSC envolvidos na ação. Ela também estendeu seus agradecimentos à abertura e apoio dos gestores, professores e educandos da Lúcia, que são fundamentais para o desenvolvimento
dessas atividades.

Os cursos oferecidos durante o programa foram desenvolvidos em parceria com os
professores Moisés Lima Dutra, Ricardo Alexandre Moraes e Marcelo Minghelli. Os
principais objetivos de cada curso foram:

• Informática Básica e Mercado de Trabalho: Preparar os alunos para utilização de
    ferramentas básicas de informática e compreender o impacto da tecnologia no mercado de
    trabalho.
  • Formação de Auxiliares de Proteção de Dados Pessoais: Capacitar os educandos sobre
    proteção de dados pessoais, apresentando os participantes para atuar nesse campo tão
    crucial nos dias de hoje.
  • Introdução à Programação: Proporcionar uma visão inicial do mundo da programação, capacitando os alunos com habilidades essenciais para compreender e integrar no universo da linguagem de programação.

A formatura não apenas celebrou o sucesso acadêmico dos formandos, mas também evidenciou o impacto positivo de parcerias que promovem o intercâmbio de conhecimento e experiências entre instituições de ensino, enriquecendo a formação de jovens empreendedores sociais e preparando-os para os desafios do futuro. Agradecemos a todos aqueles que de maneira direta ou indireta se envolveram nas atividades e contribuíram para o êxito das formações.