Chefe do Departamento e.e. realiza entrega de computadores aos alunos da Escola Marista Social Lucia Mayvorne

09/10/2023 08:45

Na última sexta-feira, 06/10/23, a professora Camila Schwinden Lehmkuhl, chefe do Departamento em exercício, realizou a entrega de notebooks aos alunos da Escola Marista Social Lucia Mayvorne, que está localizada na comunidade do Monte Serrat.

Estavam presentes na entrega o Sr. Hamilton de Godoy Wielewicki, Diretor do Centro de Ciências da Educação – CED, o Sr. Alexandre Toaldo Bello, Vice-Diretor do CED, Sra. Mariene Alves do Vale, uma das mentoras do programa, Sr. Pedrinho Tambosi, Sra. Fraya da Cunha, Diretora da Escola, e estudantes representantes de turmas do ensino médio da Escola.

A entrega faz parte do projeto do Programa Cibercidadania, iniciado em 2017 por meio da parceria entre o Departamento de Ciência da Informação, que engloba os cursos de Ciência da Informação, Biblioteconomia e Arquivologia, e a Escola Marista Social Lucia Mayvorne.

O Início – Foto de 2018

Desde 2017, mais de 250 alunos já passaram pelo programa e atualmente o projeto oferece 3 cursos:

1. Iniciação à Informática;
  2. Iniciação à programação;
  3. Auxiliar de Data Protection Officer – DPO

Durante a entrega dos equipamentos, os estudantes trouxeram seus depoimentos e descreveram as oportunidades geradas para a Escola e seus estudantes a partir do projeto desenvolvido. Fraya e Pedrinho frisaram a importância da parceria e proximidade com a Universidade, lugar em que muitos sonham estar num futuro próximo.

A professora Camila Schwinden Lehmkuhl é docente no Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Formada em Arquivologia e atualmente a única arquivista do CIN.  É Membro do Grupo de Pesquisa em Organização do Conhecimento e Gestão Documental – KoD/UFSC, do Grupo de Pesquisa Políticas e Gestão de Documentos e Arquivos – PGDA/UFMG e do Honório – Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas Arquivísticas UFSM.